quinta-feira, 30 de abril de 2009

Livro: Maquiavel da coleção Os Pensadores



O PRINCÍPE E ESCRITOS POLÍTICOS

Ed. Nova Cultural, São Paulo, 1991.

O período compreendido entre os últimos trinta anos do século XV e as três primeiras décadas do século XVI, época em que viveu Nicolau Maquiavel, é caracterizado pela decadência das cidades- estado italianas, sobretudo Florença. Renunciando as absrações a obra de Maquiavel consegue manter-se sempre próxima dos fatos e das situações concretas. Assim ele formula uma "arte de governar"até hoje viva e polêmica.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livro Aplicando Maquiavel nodia-a-dia


A partir dos princípios de Maquiavel na secular obra O Príncipe, Fernando César Gregório buscou a essência da mensagem transmitida na Antiguidade para mostrar-nos que ela é válida para os tempos modernos. Como uma das figuras mais polêmicas da História, Maquiavel foi também um dos mais originais pensadores do Renascimento, que escreveu como um príncipe deveria agir para conquistar e, depois, manter um Estado.

Os mesmos conselhos dados por Maquiavel em sua época se prestam para que as pessoas da atualidade conquistem e mantenham seu "Estado", que pode estar representado por seu patrimônio, sua reputação, sua família, seu emprego ou cargo, por sua empresa, enfim, por tudo aquilo que há de valor na vida de cada um. Esta é uma obra que pode ser lida tanto por iniciantes como por aqueles que já conquistaram o seu "Estado", ou seja, por todos que não podem fugir das lides do real cotidiano, que precisam arregaçar as mangas e enfrentar a luta efetiva do dia-a-dia. Orelhas: Fernando César Gregório possui formação acadêmica em Engenharia e Direito.

domingo, 19 de abril de 2009

Frases de Maquiavel


- "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem."

- "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado."

- "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos."

- "Quem do prazer se priva e vive entre tormentos e fadigas, do mundo não conhece os enganos."

- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos."

- "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos."

- "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição."

- "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons."

- "O homem esquece de forma mais fácil a morte do pai do que a perda do patrimônio".

- "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã."

sábado, 18 de abril de 2009

10 mandamentos de Maquiavel


Seus dez mandamentos são a síntese desse pensamento vejam e meditem:

1- Zelai apenas pelos vossos próprios interesses.

2- Não honreis a mais ninguém além de vós mesmos.

3- Fazei o mal, mas finge fazer o bem.

4- Cobiçai e procurai obter tudo o que puderes.

5- Sede miserável.

6- Sede brutal.

7- Lograi ao próximo toda vez que puderes.

8- Matai os vossos inimigos e ,se fôr necessário, os seus amigos.

9- Usai a força, em vez da bondade ao tratares com o proximo.

10- Pensai exclusivamente na guerra

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão


Artigo escrito por José Luiz Ames para a Revista de Filosofia


Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: "maquiavelismo". O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo "educação", num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a "natureza das coisas", isto é, saber o que as coisas são "desde sempre" e, desta maneira, antecipar-se ao "curso das coisas ordenado pelos céus". Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo.


Para o artigo completo, clique aqui

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Livro: Maquiavel um homem incompreendido


Durante mais de cinco séculos o nome Maquiavel este associado ao mundo da política e do poder como sinônimo de corrupção e ambição. Nesta nova biografia, Michael White vai além das idéias preconcebidas para desenvolver um retrato objetivo de O príncipe e A arte da guerra.