sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Uma entrevista com um bibliotecário muito louco da terra da garoa

Esta entrevista é quase um raio x do que pensa este rapaz com o simples nome Rodney, posso dizer que fiquei surpreso com o conteúdo que reuni sobre ele, Rodney Eloy é bibliotecário universitário e leitor crítico-eclético-compulsivo. Sobrevive na poluída e apaixonante cidade de São Paulo com sua esposa. Nos EUA, é Republicano e adora publicar posts simpáticos ao Império Americano.

Detalhe, trabalhei com ele um bom período na terra que a considero da garoa e poluída sampa, sempre o questionei, interroguei e infernizei  em diversas vezes com ideias sobre política, saúde, EUA, Brasil e outras mais que o deixou de cabelo branco, utilizei até a famosa maiêutica socrática para arrancar dele  alguns assuntos que ele defende tanto, mas tenho muito respeito pelas suas ideias, porque é um bibliotecário diferenciado, deixa qualquer filósofo louco, pois seus argumentos são ótimos pra debater em uma conferência.

Segue abaixo a entrevista bombástica

Professor Marcomini, primeiramente, muito obrigado pelo espaço e interesse imerecido. Bom, já que você insiste, vamos ao que importa, responder seus questionamentos maquiavélicos, por sinal, palavra quase sempre é utilizada fora de contexto.
O Sr. segue alguma religião? Qual a tua opinião sobre a ideia de Deus?
Sou Cristão. Acredito num Deus vivo e atuante, que é criador de todos os Universos e de tudo quanto existe neles!

O Sr. já seguiu a igreja Renascer, qual o teu posicionamento hoje sobre ela?
Conheci a Renascer na minha pós-adolescência e permaneci por lá um bom tempo, o que foi muito importante para minha formação integral. Sempre tive uma postura crítica sobre muitos assuntos, e decidi sair quando percebi que a igreja havia tomado um rumo irreversível, se distanciando de seu projeto original. Atualmente ela é conhecida por sua teologia voltada para a prosperidade material.

Fale um pouco sobre Biblioteconomia, tecnologia e Literatura americana.
Biblioteconomia. Amo esta profissão, e me dedico a ela mesmo quando não estou trabalhando. Bibliotecas são essenciais para uma sociedade sadia.
Tecnologia. Benção ou maldição, Boa ou Ruim. O usuário é livre para escolher. O impacto que ela causa em nossas vidas é imensurável, a sua constante evolução nos proporciona reflexões e debates em todas as áreas do conhecimento. Eu prefiro vê-la como uma aliada, mas devemos usá-la com moderação.
Literatura americana é um universo gigantesco, repleto de clássicos, como Edgard Allan Poe, Mark Twain, Herman Melville, Henry James, Philip Roth, Tom Wolf e tantos outros. Existe também a leitura de entretenimento, a cultura dos bestsellers, onde milhões são vendidos anualmente pra suprir um dos países que mais leem no mundo, como toda e qualquer literatura existe muita coisa boa, e muito lixo também.

Os EUA é uma grande potência isto é inegável, mas existe algo que no teu ponto de vista poderia melhorar?
A Coca-Cola pode continuar do jeito que está! Os EUA são uma nação complexa, com todas suas intermináveis ambivalências, no meu ponto de vista, são responsáveis pelo que existe de pior e de melhor no mundo! Quem ama encontra seus motivos (eu tenho muitos, como você sabe), quem odeia também (ser antiamericano é cool atualmente). Tudo em uma sociedade pode melhorar, porém, acredito que os Estados Unidos poderiam produzir menos lixo cultural (filmes, músicas, livros) toda aquela porcaria de intermináveis reality shows e a nefasta cultura da celebridade. E estes lixos não são prejudiciais apenas para a cultura americana, pois o alcance da influência cultural americana é global. E por falar nisso, como o Brasil adora importar porcarias americanas...

Pontos negativos e Positivos dos Presidentes Obama, Bush e Lula.
Positivos
Bush: Decisões independentes. Buscou um resgate de valores familiares, não se preocupando com o politicamente correto. Maquiavélico.
Lula: Carismático, aglutinador. Maquiavélico.
Obama: Trouxe esperança de renovação para muitos. (inclusive política externa). Maquiavélico.

Negativos
Bush: Decisões independentes. Ter subestimado os aiatolás. Estilo de comunicação. Maquiavélico.
Lula: Mensalão, Dona Marisa, Populista, Péssimo exemplo para educação e cultura. Maquiavélico.
Obama: Não trouxe a renovação prometida/esperada. Maquiavélico.

Maquiavel já foi lido por muitos, creio que pelo Sr. também o conhece, qual a contribuição deste pensador a nossa sociedade no seu ponto de vista.
Mesmo tendo morrido amargurado e na miséria, os livros do florentino, principalmente sua obra-prima póstuma O Princípe tem influenciado a vida de muitas pessoas dos mais variados setores. Todos podemos aplicar Maquiavel em nossas vidas, ou ao menos aprender diversas facetas do ser humano através de seus escritos. Sua farsa teatral, Mandrágora, está na minha lista de leituras futuras (antes de morrer).
 
Quais são os meios de comunicação que você utiliza e recomenda?
Me informo através dos mais variados meios existentes: rádio, TV, jornais, revistas, livros e principalmente via internet, tanto fontes nacionais como internacionais. Procuro diversificar bastante, informações são essenciais para entender o mundo ao nosso redor, mas é preciso sempre ler com olhos críticos. Recomendo que as pessoas busquem fontes que as deixem fora da zona de conforto, que as façam refletir suas crenças.

Fale um pouco de seu blogs?

Sou viciadamente (ir)responsável por três blogs:
AntenA Cristà - Cristianismo, política, cultura, reflexão etc
Pesquisa Mundi - Espaço para discussão/divulgação de Bases de dados/Informações, Bibliotecas Digitais/Virtuais, Arquivos de Acesso Livre etc
John Grisham Brasil - blog dedicado ao escritor americano de thrillers jurídicos

co-participante em outros dois:
e frequentemente colaboro com o Machiaveli e Aletheia Agorah (Conhece?)

Acho que é isso, obrigado mais uma vez, um grande abraço para você e os leitores de seu blog, e saudades do nosso podcast Xadrez & Prosa.

10 comentários:

Rodney Zorzo Eloy disse...

Obrigado Marcomini pelo espaço!

Passo por aqui novamente mais tarde...

Sucesso!

Márcia Regina disse...

Esse é o meu bibliotecário! Só vem aumentar a admiração que tenho por meu Marido! Parabéns pela entrevista!

Abraços a todos!

Cris Alvim disse...

Esse é o meu eterno chefe!!!!!
Tenho muito orgulho de ter essa pessoa na minha vida como amigo!
Obrigada por tudo Dr.
ADOREI a entrevista Che!
Abraços

Victor Gomes disse...

É isso ai, este é o Sr. Rodney Eloy, muito boa a entrevista, as respostas foram muito claras, parabéns.
Abraço.
Victor.

Unknown disse...

Olá Sr. Eloy eu sou diretora de um programa de tv americano e ao ler esta entrevista veio-me o interesse em convidá-lo a participar de um reality show kkkkkkkkkkkkk.

Muito boa a iniciativa desse blog

Parabéns,
Prof. Marcomini

James Rollins disse...

Mr. Eloy, congratulations for the answers! In Rod We Trust!

JRwisper disse...

Quem sabe logo irá estar no Jô Soares...

Anônimo disse...

É por isso que eu gosto da blogosfera! E que seria de nós sem ela?

"Nunca se deve deixar que aconteça uma desordem para evitar uma guerra, pois ela é inevitável, mas, sendo protelada, resulta em tua desvantagem" Niccolo Maquiavel

Anônimo disse...

Conhecimento e cultura elevadíssimo.

Parabéns Rodney e Marcomini!

Excelentes perguntas, grandes respostas. Gostaria que a rede da internet tivesse apenas bons blogs como esse.

Abraço
Élcio

Anônimo disse...

Parabéns! Continue assim, quando crescer vou ser que nem você. rs
Achei bem clara as respostas e estou adquirindo conhecimento. Sucesso.
Karine