quinta-feira, 3 de maio de 2012

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã




Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata e músico, ganhou notoriedade no Renascimento e transformou-se numa personalidade eterna, defendendo que o Homem é mau por natureza.
Maquiavel criou um pensamento e uma ciência, que defende o Estado e o Governo como realmente são, e não como deveriam ser. Alguns estudos defendem que a sua obra foi mal interpretada. Foi alvo de muitas críticas, postumamente, de tal forma fortes e incisivas que foi criado um adjetivo a partir do seu nome: maquiavélico, sinónimo de “astuto” ou “perverso”.
Entrou para a política aos 29 anos e observou grandes nomes do seu tempo. Essa experiência permitiu-lhe criar postulados para a sua obra. Acreditava que a história se repete, pelo que considerava a sua escrita útil, no sentido de permitir que se evitasse cometer os mesmos erros.
Maquiavel foi acusado de não ter uma não possuía uma visão crítica, por ser incapaz de separar factos e mitos. A sua visão da história era considerada “ingénua”.
No centro da ética em Maquiavel está o contraponto à ética cristã. Segundo esta, os governantes e Estados estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com o pensamento maquiavélico, o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados.
Maquiavel defendia que o Homem é mau, por natureza, e pretende obter o proveito máximo a partir do menor esforço. “Mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes”, defendia.
O seu pensamento foi criticado, deu origem a adjetivos, mas a verdade é que Maquiavel se tornou eterno. Estará o ser humano a cometer os mesmos erros? Será que a História se repete?
Outros factos históricos do dia 3 de maio contam-se a partir da descoberta da Jamaica, por Cristóvão Colombo, em 1494.
Em Chicago, comemorou-se a 3 de maio de 1908 o primeiro ‘Women's Day’ [Dia das Mulheres], no Garrick Theather. Mais de 1500 mulheres libertam as suas reivindicações, pela igualdade económica e política, luta que permanece, nos dias de hoje.
Já a 3 de maio de 1999, um tornado F5 (provável F6) varre Oklahoma, nos EUA, com ventos superiores a 500 quilómetros por hora. O euro é ratificado como moeda única na União Europeia neste dia, em 2002.
Nasceram a 3 de maio D. João II, 13.º rei português (1455), Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano (1469), Alexis Clairaut, matemático francês (1713), Rei Carlos XV da Suécia (1826), Andy Adams, escritor norte-americano (1859), Marcel Dupré, músico francês (1886), Golda Meir, ex-primeira-ministra de Israel (1898), Bing Crosby, ator e cantor norte-americano (1903), Vasco Gonçalves, político português (1922) e James Brown, cantor e compositor norte-americano (1933).
Morreram neste dia Mehmed II ‘O Conquistador’, sultão otomano (1481), Pierre Le Gros, o Jovem, escultor francês (1719), Papa Bento XIV (1758), Francesco Algarotti, filósofo, crítico e escritor de ópera italiano (1764), Armando José Fernandes, compositor português (1983) e Walter Schirra, astronauta norte-americano (2007).
Hoje, assinala-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Dia do Parlamento, Dia Internacional do Sol e Dia da Guarda Nacional Republicana.

Fonte:Ptjornal

Nenhum comentário: