segunda-feira, 15 de março de 2010

Pa­lan­que úni­co pa­ra Dil­ma

O mo­do co­mo o pre­si­den­te Lu­la da Sil­va vem ar­ti­cu­lan­do as ali­an­ças de sus­ten­ta­ção da can­di­da­tu­ra da mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff (PT) mos­tra ha­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e um prag­ma­tis­mo que dei­xa­ria Ni­co­lau Ma­qui­a­vel de­cer­to ator­do­a­do. An­tes de co­men­tar o qua­dro de Go­i­ás, ci­te­mos os ca­sos de São Pau­lo e Mi­nas Ge­ra­is. Em São Pau­lo, on­de o PT, em­bo­ra só­li­do, nun­ca ele­geu um go­ver­na­dor, o pe­tis­ta-che­fe mu­dou sua es­tra­té­gia. Ar­ran­cou Ci­ro Go­mes do Ce­a­rá com o ob­je­ti­vo de fa­zê-lo go­ver­na­dor de São Pau­lo, ava­li­an­do que só um lí­der de ma­tiz na­ci­o­nal po­de des­tro­nar os tu­ca­nos em seu ter­ri­tó­rio pre­fe­ren­ci­al.

O se­gun­do as­pec­to é que, se con­se­guir re­ti­rar Go­mes do ce­ná­rio na­ci­o­nal, dei­xa a are­na lim­pa pa­ra a ba­ta­lha ex­clu­si­va en­tre sua pu­pi­la e o tu­ca­no Jo­sé Ser­ra. Lu­la ava­lia que, com ape­nas dois pos­tu­lan­tes efe­ti­va­men­te com­pe­ti­ti­vos, se­rá ca­paz, com sua po­pu­la­ri­da­de e pro­sá­pia, de ele­ger sua pro­te­gi­da no pri­mei­ro tur­no. Po­de pa­re­cer ex­ces­so de con­fi­an­ça, mas o pe­tis­ta acre­di­ta no que diz. Em Mi­nas, o PT tem dois pré-can­di­da­tos ao go­ver­no, o mi­nis­tro Pa­trus Ana­ni­as e o ex-pre­fei­to de Be­lo Ho­ri­zon­te Fer­nan­do Pi­men­tel, es­pé­cie de Aé­cio Ne­ves da es­quer­da. Sa­be­dor de que Ser­ra vai in­ves­tir ma­ci­ça­men­te em São Pau­lo e Mi­nas, pa­ra se con­tra­por a uma pos­sí­vel der­ra­ma de vo­tos em Dil­ma no Nor­des­te, o che­fe pe­tis­ta pla­ne­ja ar­ti­cu­lar uma cha­pa for­te pa­ra go­ver­na­dor em Mi­nas, com uma com­po­si­ção en­tre o mi­nis­tro Hé­lio Cos­ta (PMDB), lí­der nas pes­qui­sas, e o PT de Ana­ni­as e Pi­men­tel.

O PT mi­nei­ro é re­bel­de, mas ten­de a ce­der, an­te o ob­je­ti­vo mai­or, a su­ces­são na­ci­o­nal. O pré-can­di­da­to do PSDB, An­tô­nio Anas­ta­sia, fi­gu­ra em ter­cei­ro lu­gar nas pes­qui­sas, mas Lu­la sa­be que o apoio de­ci­di­do do go­ver­na­dor Aé­cio Ne­ves po­de mu­dar o jo­go e, no ca­so de o PMDB e o PT não se uni­rem, pas­sa a ter chan­ce de ser elei­to. O que Lu­la quer em São Pau­lo e Mi­nas é um pa­lan­que úni­co e for­te pa­ra Dil­ma. O PT quer man­ter o po­der fe­de­ral, al­ta­men­te con­cen­tra­dor de re­cur­sos, o que tor­na os go­ver­nan­tes dos Es­ta­dos pe­din­tes de ter­no e gra­va­ta.

Pa­lan­que úni­co pa­ra Dil­ma é o que Lu­la quer em pra­ti­ca­men­te to­do o Bra­sil. Em Go­i­ás não é di­fe­ren­te. Ali­ás, se for cons­tru­í­do pa­lan­que du­plo, Lu­la de­ve au­sen­tar-se do Es­ta­do du­ran­te a cam­pa­nha. Por is­so, se de­pen­der do pre­si­den­te, do PT e do PMDB, o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de, se­rá can­di­da­to de um cha­pão dos dois par­ti­dos ci­ta­dos mais PP e PR, além de PSB e PTN. Sem ex­clu­ir o DEM de Ro­nal­do Cai­a­do. Não é ape­nas por­que Lu­la quer der­ro­tar o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, do PSDB. É, so­bre­tu­do, por­que o pe­tis­ta quer o mai­or nú­me­ro de par­ti­dos e mi­li­tan­tes en­ga­ja­dos, des­de o pri­mei­ro tur­no, na cam­pa­nha de Dil­ma. Pa­ra tan­to, pre­ci­sa de um pa­lan­que úni­co, pa­ra não di­vi­dir pres­tí­gio.

Na se­ma­na pas­sa­da, a im­pren­sa tra­tou as opi­ni­ões de Iris co­mo um re­cuo. Te­ria he­si­ta­do e po­de­ria não mais dis­pu­tar o go­ver­no do Es­ta­do. O fa­to de ter dú­vi­das so­bre seu pro­je­to po­lí­ti­co sig­ni­fi­ca, an­tes de qual­quer coi­sa, que não é ob­tu­so, por­que só os nés­cios não se ques­ti­o­nam. Ao con­trá­rio do que mui­tos pen­sam, o pre­fei­to não es­ta­va ble­fan­do ou exer­ci­tan­do tão-so­men­te um jo­go po­lí­ti­co, o das pres­sões. Na ver­da­de, des­de al­gum tem­po, Iris rein­ven­tou seu mo­do de fa­zer po­lí­ti­ca. Pas­sou a apos­tar em ali­an­ças qua­li­ta­ti­vas, com o PT, por exem­plo, e foi re­e­lei­to com fa­ci­li­da­de em Go­i­â­nia, em 2008. É pro­vá­vel que con­se­gui­ria se ele­ger sem o PT, e tal­vez já no pri­mei­ro tur­no, co­mo ocor­reu, mas, ao se ali­ar aos pe­tis­tas, mos­trou des­cor­ti­no e ca­pa­ci­da­de de agre­gar fo­ra do cír­cu­lo pe­e­me­de­bis­ta. Ad­qui­riu, por as­sim di­zer, mais con­fi­a­bi­li­da­de pa­ra fu­tu­ras ar­ti­cu­la­ções.

O que que­rem o PT, Lu­la, o PP de Al­ci­des, o PR de San­dro Ma­bel, o PSB de Bar­bo­sa Ne­to e o PMDB de Iris? Der­ro­tar o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. Por­que, se elei­to, Mar­co­ni po­de “fe­char”, na aná­li­se de al­guns po­lí­ti­cos que lhe fa­zem opo­si­ção, a po­lí­ti­ca de Go­i­ás por cer­ca de oi­to anos ou mais. Jo­vem, dis­pu­ta­ria a re­e­lei­ção em 2014, im­pe­din­do pos­si­vel­men­te a al­ter­nân­cia de po­der. Se que­rem der­ro­tar Mar­co­ni, qua­is são seus ins­tru­men­tos? No mo­men­to pe­lo me­nos, e ape­sar de to­da a mo­vi­men­ta­ção do re­pu­bli­ca­no Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so, ape­nas Iris ame­a­ça o po­de­rio do jo­vem tu­ca­no. Van­der­lan é um ges­tor com­pe­ten­te, não há dú­vi­da, mas ain­da não tem a ex­pe­ri­ên­cia de Iris e Mar­co­ni. Po­de em­pol­gar al­guns pre­fei­tos, mas em­pol­ga­rá o elei­to­ra­do? En­tão, se es­tá tec­ni­ca­men­te em­pa­ta­do com Mar­co­ni, e é apon­ta­do co­mo o úni­co que tem chan­ce de der­ro­tá-lo, por ­que a ba­se de Lu­la não se une ao pre­fei­to? Se dei­xar a pre­fei­tu­ra, com qua­se três anos de man­da­to pe­la fren­te, de­pois de ter en­xu­ga­do a má­qui­na e ter di­nhei­ro pa­ra in­ves­ti­men­tos, tan­to no Par­que Ma­cam­bi­ra-Ani­cuns quan­to na cons­tru­ção de vi­a­du­tos que vão co­la­bo­rar pa­ra re­or­ga­ni­zar o trân­si­to, en­tre ou­tras obras, Iris te­rá o que per­der. En­quan­to Mar­co­ni, que, se per­der, con­ti­nua no Se­na­do por mais qua­tro anos, e Van­der­lan, que, se per­der, fi­ca­rá ca­ci­fa­do pa­ra ou­tros em­ba­tes, pou­co per­de­rão.

Por is­so, o pre­fei­to tem di­rei­to de re­a­va­li­ar seu pro­je­to. O que ele quer de fa­to? Quer e de­ve dis­pu­tar o go­ver­no, mas su­ge­re uma con­ver­gên­cia de al­gu­mas for­ças po­lí­ti­cas em tor­no de seu no­me. Ele es­tá cha­man­do à ra­zão in­te­gran­tes da ba­se de Lu­la que pos­si­vel­men­te não es­tão ava­li­an­do a his­tó­ria das três úl­ti­mas elei­ções, quan­do o PMDB, pra­ti­ca­men­te iso­la­do, não ga­nhou ne­nhu­ma. Ago­ra, con­ta com o PT de Ru­bens Oto­ni e Pe­dro Wil­son, mas, ape­sar da for­ça de Lu­la e dos dois de­pu­ta­dos fe­de­ra­is, o par­ti­do não es­tá en­ra­i­za­do no Es­ta­do. Lu­la aju­da, sim, mas a elei­ção é es­ta­du­a­li­za­da. Daí a ten­ta­ti­va de Iris de ar­ti­cu­lar um cha­pão pa­ra, co­mo Dil­ma, ten­tar de­ci­dir a elei­ção no pri­mei­ro tur­no.

Não é ta­re­fa do jor­na­lis­mo acon­se­lhar ali­an­ças “x” ou “y”. Mas é mis­são do jor­na­lis­mo ana­li­sar qua­dros que, em­bo­ra pa­re­çam ne­bu­lo­sos, têm cer­ta ló­gi­ca. O gru­po do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues tem di­rei­to, ob­via­men­te, de lan­çar seu can­di­da­to a go­ver­na­dor, até por­que a po­lí­ti­ca, co­mo a vi­da, é fei­ta de sur­pre­sas. Mes­mo as­sim, Al­ci­des tem de­mons­tra­do, no po­der, ser do­ta­do de um prag­ma­tis­mo exacerbado. Rom­peu com o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, ali­a­do des­de 1998, e aliou-se ao pre­si­den­te Lu­la, mas sem per­der in­te­gral­men­te o apoio do tu­ca­na­to. E, aos pou­cos, con­se­guiu o apoio do PMDB e do PT na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va. Por ser re­a­lis­ta, Al­ci­des cer­ta­men­te es­tá exa­mi­nan­do os me­lho­res ca­mi­nhos tan­to pa­ra man­ter o po­der quan­to pa­ra der­ro­tar Mar­co­ni. Jun­tan­do-se a Iris, po­de con­tri­bu­ir pa­ra de­ci­dir a pa­ra­da no pri­mei­ro tur­no. Lan­çan­do can­di­da­to, ten­de a pos­si­bi­li­tar o se­gun­do tur­no. No se­gun­do tur­no, se Mar­co­ni ob­ti­ver uma pe­que­na fren­te, a ten­dên­cia é mui­tos dos ali­a­dos de Al­ci­des mi­gra­rem pa­ra sua cam­pa­nha. Na dis­pu­ta do pri­mei­ro tur­no, quan­do sua ca­ne­ta ain­da tem tin­ta, Al­ci­des ten­de a con­tro­lar a mai­o­ria de seus ali­a­dos.

Al­ci­des e Iris vol­tam a con­ver­sar nos pró­xi­mos di­as, as­sim co­mo Van­der­lan se­rá cha­ma­do à me­sa de ne­go­ci­a­ção. A fren­te am­pla po­de sa­ir das con­ver­sa­ções? Po­de, mas não sai­rá a to­que de cai­xa. Há quem di­ga que cer­to des­gas­te do go­ver­no Al­ci­des po­de atin­gir Iris. Não é o que pen­sa o pró­prio Iris. Po­de ser que o des­gas­te atin­ja Van­der­lan, que pre­ci­sa de for­ma cru­ci­al do go­ver­no pa­ra se tor­nar co­nhe­ci­do — por­que te­rá de ser apre­sen­ta­do por Al­ci­des (já es­tá sen­do) —, mas Iris tem uma lon­ga his­tó­ria co­mo ges­tor e po­lí­ti­co. Os be­ne­fí­ci­os de uma ali­an­ça com Al­ci­des po­dem ser mui­to mai­o­res do que os pre­ju­í­zos.

De qual­quer mo­do, na se­ma­na pas­sa­da, fi­cou evi­den­ci­a­do que o pres­tí­gio de Iris é in­ten­so. O ex-go­ver­na­dor do Dis­tri­to Fe­de­ral, Jo­a­quim Ro­riz, pro­cu­rou o pre­fei­to e hi­po­te­cou to­tal apoio. Pe­diu pa­ra Iris não re­cu­ar e fri­sou que vai ser seu ge­ne­ral elei­to­ral no En­tor­no de Bra­sí­lia. O lí­der do PMDB na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Hen­ri­que Al­ves (RN), hi­po­te­cou apoio a Iris e fri­sou que o PMDB na­ci­o­nal não ad­mi­te qual­quer re­cuo. O PT em pe­so cla­mou pa­ra que o pre­fei­to se­ja can­di­da­to.

Iris só não se­rá can­di­da­to a go­ver­na­dor se não qui­ser. E o pre­fei­to quer.

Nenhum comentário: