quarta-feira, 18 de maio de 2011

"O Príncipe Revisitado" é lançado em Curitiba

Nesta sexta-feira, dia 13 de maio, os autores Aderbal Nicolas Müller e Luis Antonik lançam em Curitiba o livro O Príncipe Revisitado: Maquiavel e o Mundo Empresarial (Ed. Actual). A obra é uma releitura de "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, e adapta elementos deste que é considerado um importante tratado político escrito pelo autor italiano há quase meio século, para o contexto empresarial dos dias atuais. A publicação será apresentada no Anfiteatro da FAE, às 21h30, seguida de sessão de autógrafos.
De acordo com Aderbal Müller, a obra de Maquiavel foi reescrita utilizando exemplos atuais da nossa era, tornando o livro semelhante a um manual de comportamento empresarial. "É uma releitura onde tomamos o cuidado de adaptar os exemplos do comportamento de liderança medieval da época para o contexto da realidade empresarial no mundo contemporâneo", explica.
Aderbal Müller é contador, professor da FAE e já escreveu outros sete livros, todos de conteúdo técnico. Desta vez o autor resolveu trilhar pela literatura e produziu a obra em parceria com Luis Antonik, diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A dupla já desenvolveu outros dois títulos.
Segundo Antonik, se o texto de Maquiavel do século XVI for lido sob a ótica empresarial atual, pode-se tirar muitas lições importantes: "a vida das empresas é dura, difícil e massacrante, entretanto, ensina Maquiavel, nada se constrói sem justiça e urbanidade, seja com clientes, sócios ou empregados", ressalta. O autor revela que ser duro, saber falar não, despedir se necessário, agressivo, conhecer tudo e a todos, porém, acima de tudo, ser justo com os colaboradores, clientes e a sociedade, são algumas das lições aprendidas com o clássico italiano. "É um mundo brutal, mas com ética e uma pauta positiva. Mau comportamento, falcatruas, ardis e comportamento duvidoso não são aceitos no mundo de hoje", acrescenta Antonik.
Os exemplos do livro são quase todos atuais, pois, segundo Antonik, os de Maquiavel pouco têm a ver com a realidade atual. "Mencionamos apenas os nomes de bons exemplos. Os maus foram todos trocados de uma forma que não se possa identificá-los, até para não sermos injustos, como foi Maquiavel em alguns casos", explica. Os exemplos citados na obra original, do Século XVI, como Moisés, Ciro, Rômulo e Teseu, deram lugar a nomes como Eike Batista, Sílvio Santos, Samuel Klein, Antônio Carlos Magalhães e Luiza Trajano.
No dia 17 de maio, os autores curitibanos seguem para Brasília (DF), para o lançamento da obra na Biblioteca do Senado Federal, na Praça dos Três Poderes. A Pós-Graduação da FAE está sorteando um exemplar do livro pelo blog www.fae.edu/posblog/.

Serviço
Lançamento do livro O Príncipe Revisitado: Maquiavel e o Mundo Empresarial
Quando: 13 de maio (sexta-feira), às 21h30
Onde: Anfiteatro da FAE (7º andar) - Rua 24 de Maio, 135 - Centro
Inscrições gratuitas - Vagas limitadas
Informações pelo telefone (41) 9921-7708
Mais informações sobre a obra e entrevistas com os autores no blog www.fae.edu/posblog/

Nenhum comentário: