terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que infraestrutura agora?

Não há nada mais difícil de tomar em mãos, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto em seu sucesso, do que assumir a liderança na introdução de uma nova ordem das coisas. (Nicolau Maquiavel) - Além do Brasil, estive em cinco países americanos nas últimas semanas - Chile, Argentina, México, Canadá e Estados Unidos - e em todos eles a infraestrutura é o principal desafio na agenda política.

Todo o hemisfério ocidental necessita aumentar significativamente o investimento em infraestrutura, pois os modelos atuais estão desfalcados e sofrem com a falta de suporte adequado. A mudança é necessária e terá de ser profundamente revolucionária para implantar uma nova ordem das coisas.

O fato é que a infraestrutura é a vida de um país, em todos os sentidos - simbolicamente, culturalmente, fisicamente e estrategicamente. Existem muitas reclamações no Brasil sobre o ritmo lento no desenvolvimento dos projetos de infraestrutura, mas é assim que a banda tem tocado em todos os lugares.

Estamos em um momento histórico no Brasil que pode significar um grande salto à frente. Basta olhar para todos os sentidos que a infraestrutura tem:


Infraestrutura simbólica

A infraestrutura é simbólica quando nos diz quem somos como pessoas. Um país só é capaz de transparecer para o mundo a sua grandeza e competência, por meio de sua infraestrutura. Se pensarmos nas grandes avenidas de Paris ou, até mesmo, nas estradas romanas, veremos que os desafios de realizar a Copa do Mundo no Brasil serão muito mais profundos, pois mudarão a forma como o país enxerga os seus cidadãos. Os símbolos são apenas um dos fatores que nos orientam neste mundo, construindo plataformas de confiança, competência e organização que nos fazem avançar. A infraestrutura sempre fez muito bem este papel simbólico no mundo.


Infraestrutura cultural

Uma das coisas mais interessantes sobre a viagem ao redor do mundo, olhando para infraestrutura, é a questão de quem realmente tem acesso a ela. Essa acessibilidade demonstra basicamente quem e o que é valorizado pelo país. O Brasil é realmente um dos países mais generosos e abrangentes do mundo, mas ainda precisa refletir isso em sua infraestrutura. Não há nenhum criador oportunidade mais eficiente e distribuidor de renda do que infraestrutura - energia elétrica, água potável, transporte público, acessibilidade urbana, logística de classe mundial, etc. A infraestrutura adequada coloca oportunidades ao alcance de todos.


Infraestrutura física

Com a dose certa de imaginação e criatividade é possível rompendo as barreiras físicas e construir o suporte adequado em termos de infraestrutura de um país. Pense nas dificuldades que teve o Brasil para construir a indústria do etanol e o atual desafio na produção de produtos desta plataforma! Projetos de grande infraestrutura são, nas palavras de Tom Friedman, moon shots, exigindo que um país alcance novos patamares de concepção, engenharia, finanças, organização e para vencer as limitações físicas que têm mantido a nação em uma espécie de "país-cativeiro". Atualmente, o Brasil tem uma série de moon shots - trem de alta velocidade, investimentos no pré-sal, desenvolvimento de meios de criação de energia - que levarão o País a um nível totalmente novo.

Infraestrutura estratégica
Grandes projetos levam em conta a evolução de longo prazo da economia global, e a visão dos tomadores de decisão de um país tem de estar plugadas neste timing. Estes visionários deverão projetar em consenso qual será a economia do futuro, realizando os projetos estratégicos do país. Não são apenas os projetos de 20, 30, 40 anos ou mais que são importantes para o país daqui para a frente. Boas decisões agora são a base para as opções estratégicas da próxima geração.

Há uma razão pela qual o discurso político tem levantado a infraestrutura para o nível de prioridade nacional. Neste momento da história, onde todas as economias são definidas pela globalização, não pode haver nenhuma área mais importante na vida deste país do que a criação de infraestrutura de verdadeiramente grandiosa - em termos de seleção de projetos estratégicos, subordinação dos projetos às redes de contatos, qualidade na execução de projetos individuais e operação de longo prazo destas pedras preciosas do investimento nacional. Nestas plataformas de trabalho, o crescimento, a criatividade e a grandeza são construídos.

Fonte:DCI



Nenhum comentário: