sexta-feira, 8 de maio de 2009

Maquiavel e o Poder

A imprescindível obra literária de Niccolò di Bernardo Machiavelli, ou simplesmente Nicolau Maquiavel, o pensador de Florença, está mais viva do que nunca, e, embora nem sempre bem assimilada, está a nos oferecer lições muito pertinentes num período em que se fala tanto em ética e moralidade na política, e, por conseguinte, no poder.

Eis uma frase de Maquiavel que merece uma análise acerca do que ora escrevo: "Não se pode chamar de valor assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar com a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória."

Embora vivamos num regime democrático com sistema presidencialista, percebe-se nitidamente que, por decorrência de um modelo educacional natimorto e em função de cinco séculos de incomensuráveis desigualdades sociais, temos, no Brasil, uma classe política tão arcaica e obsoleta como a da era renascentista de Maquiavel.

Temos, a bem dos fatos, políticos no poder que assassinam cidadãos quando lhes deixam sem um sistema de saúde decente, em que há uma clara e impiedosa roleta russa para se escolher qual miserável deve viver e qual deve morrer, numa desfaçatez sem tamanho, pois os recursos públicos para o setor são desviados a bel-prazer para robustecer ainda mais a já tão cruel concentração de renda nas mãos e cofres de senhores de duvidosa moral. E tudo isso em detrimento da miséria de milhões de famintos.

A traição a seus amigos ocorre já tão logo cada voto é totalizado, no dia da eleição. Os compromissos de governo são esquecidos, jogados no lixo ou arremessados dentro de alguma gaveta igualmente suspeita.É por isso que, como escrevera Nicolau Maquiavel, há muitos que chegam à conquista de um império, mas não à glória.

Como se vê, a obra de Maquiavel está mais viva do que nunca. E parece ter sido escrita para difundir as discrepâncias e as históricas distorções sociais que se pratica neste País que teima em continuar "deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo".Haja luz na obra de Maquiavel!

Corino Rodrigues de Alvarenga
corino.blog.terra.com.br

Colaborador: Rodney Eloy

Fonte: Cassilandiajornal

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde também sou admirador da inteligência, e o parabenizo pelo vigoroso trabalho. Tudo passará, então sempre oriento aos meus filhos e pessoas próximas que o importante é o engajamento, para que assim possamos mostrar nossa capacidade de além da crítica avançarmos como fazem os clássicos em direção a um entendimento, que por sua vez não escravisse e nem humilhe a quem quer que seja! Então ouso propor a formação de uma frente a partir desse blog em favor de lançarmos em todo País novos candidatos a vereador e a prefeito, acredito que seria um começo, em busca da tão sonhada renovação!
Forte abraço.
josenildo tavares.

Roberson Marcomini disse...

Josenildo Boa Tarde!
Devo dizer que Maquiavel é inteligente ao colocar em nossas mãos tua obra, creio que Rousseau nos deixa atento no que se trata sociedade, podemos aprender muito com a sociedade, mas devemos ter um time com nós mesmos, pois a sociedade nos atrai para tudo que não é ético.


abraço!