sexta-feira, 12 de junho de 2009

Conselhos maquiavélicos



No artigo "Senhor Presidente" (pág. 124 de VEJA), o cientista político Sérgio Abranches dirige uma espécie de carta aberta ao novo mandatário da República, inspirada nos conselhos seculares de Nicolau Maquiavel (1469-1527). Trata-se de uma grande oportunidade para você examinar com a garotada a trajetória do célebre pensador florentino, considerado o fundador da ciência política moderna — e, segundo alguns, também o precursor do marketing eleitoral.

Destaque a frase: "Maquiavel era tudo menos maquiavélico". Proponha que os adolescentes interpretem o significado do jogo de palavras. Os dicionários registram maquiavélico como sinônimo de astuto, velhaco, ardiloso. Esse perfil foi atribuído a Maquiavel por causa da hipocrisia das elites, que faziam o que ele escrevia, mas não ousavam confessá-lo. Ensine que o pensador, republicano, defendia um projeto generoso — a unificação da Itália — e buscava um líder capaz de realizá-lo. No entanto, o país da bota só se tornou Estado no século XIX.

Pergunte sobre a validade dos conselhos de Maquiavel apresentados no artigo. O que a classe acha da lição segundo a qual o príncipe deve realizar malefícios de uma só vez, "para que, durando pouco tempo, marquem menos", enquanto os benefícios devem ser proporcionados "pouco a pouco, para serem melhor saboreados"? Ensine que o teórico da política sugere meios para um governante renascentista centralizar o poder e construir um Estado nacional, superando dessa forma a fragmentação e a anarquia características da Idade Média. É por isso que um marxista como o também italiano Antonio Gramsci considera O Príncipe, de Maquiavel, não uma obra amoral, mas um programa político da modernidade.


Fonte:História.abril

Um comentário:

Carla e Íris disse...

oi Roberson,
quem fala aqui são Íris e Carla..
nós admiramos mto suas postagens.
A gente tava precisando de uma ajudinha aqui..
vai haver um juri simulado na escola sobre maquiavel.. e nós precisamos representar duas testemunhas de defesa de maquiavel..
vc tem alguma dica de quem nos podemos ser?
se possivel mande seu email.

obrigada desde já.
Carla e Íris
(carlaprestes57@hotmail.com)
(iris.mascarenhas@hotmail.com)