terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DA ARTE DE PERDER ELEIÇÃO

Enquanto o presidente Lula infla a candidatura de sua eclética ministra, que passou a supervisionar e entender de todos os projetos do governo federal, o governador de São Paulo, ainda detentor da maior intenção de votos para a Presidência da República, fica na moita e vai tomando decisões que, além de altamente discutíveis, favorecem demais a candidatura oficial.

O presidente vem-se mostrando aluno aplicado de Maquiavel, investindo em ações que implicam pontos favoráveis à sua candidata. Tirante a famosa Bolsa-Família, agora fatura alto com o pré-sal do futuro e reduziu o IPI de certos setores da economia, sempre objetivando as eleições de 2010. E ressalte-se que parcela significativa do IPI é repassada a Estados e Distrito Federal, sem que seus governadores e prefeitos faturem politicamente com tal redução. Foi assim com os veículos, os móveis, os eletrodomésticos, o material de construção, e já prepara para o início do ano a redução do IPI do material escolar. Ao mesmo tempo, José Serra tornou-se um dos paladinos da PEC do Calote, devidamente apoiado por seu pupilo, o prefeito da capital, avacalhando de vez os pagamentos das dívidas públicas com os cidadãos espoliados anos a fio.

A dupla também resolveu ampliar as pistas da Marginal do Tietê, contrariando a tendência mundial de devolver as várzeas aos rios, com o intuito de melhorar as condições de vida das cidades. É uma obra que merecia maior discussão com a população, pois, se trará alívio temporário ao trânsito, importará em prejuízos permanentes à bacia do rio. E some-se ainda que sua construção em plena época natalina infernizará a vida dos paulistanos. Mas como pisar pouco na bola é bobagem, o prefeito procura aumentar astronomicamente o IPTU - em homenagem ao ano eleitoral, imagino. Se a Planta Genérica de Valores estava defasada, a pergunta que ocorre de imediato é: por que não foi reajustada neste ano e no ano passado? E essa valorização é discutível. Minha casa, por exemplo, tem valor de mercado maior, mas em razão do acréscimo do comércio e dos espigões na região, pois nossa qualidade de vida piorou, e muito.

E o prefeito ainda foi à TV defender o aumento, dizendo de modo tranquilo que a Prefeitura não tem nenhuma dívida. E os precatórios? Já estão por conta do calote? Também alega, para variar, que precisa aumentar a arrecadação objetivando aplicar em saúde e educação, chamando a atenção para a qualidade da merenda. Que qualidade, a que até há pouco tempo distribuía uma salsicha para três alunos? São atitudes que só ajudam a candidatura da ministra e a oposição tem o dever de batalhar para que ela não tenha sucesso. Não tenho restrições à pessoa da ministra, mas sempre que a situação conseguiu eleger um poste, como se diz na gíria, nós nos demos mal. Foi assim com o ex-presidente Collor e com o ex-prefeito Pitta, para citar os casos mais evidentes.

Gilberto Pacini, São Paulo

Fonte:Jamirlima.blogspot.com

3 comentários:

Diego Viana disse...

Acho que o Serra tem medo de ganhar uma eleição. Então ele tem que ficar dando tiros no próprio pé...

Ricardo disse...

Caro Roberson:
Realmente, penso que o presidente Lula não precisaria ser aluno tão devotado do nosso querido "professor" Maquiavel, mas que valeria à pena o Serra fazer um curso rápido do tipo "Como não perder uma eleição em 10 lições", isso valeria!
Abraço.

Roberson Marcomini disse...

Maquiavel iria ficar assustado com dois tipos de alunos: Lula e Serra rsr..Imagine uma sala de aula onde só estivesse os dois e o mestre Maquiavel. Maquiavel iria falar da política Aristotélica, e Lula iria fazer a pergunta de qual sindicato este tal Aristóteles faz parte? rsr e Serra irá dizer será que ele conhece o nosso querido FHC? rsr...

"Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis".
(Maquiavel)

Abraço a todos!