segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Maquiavel e o Imperador de Roma

O que dis­se Ma­qui­a­vel so­bre o im­pe­ra­dor que ten­tou im­plan­tar um ajus­te fis­cal em Ro­ma e aca­bou mor­to pe­la es­pa­da dos pró­prios com­pa­nhei­ros

O ator ir­lan­dês Ri­chard Har­ris, co­mo Mar­co Au­ré­lio: ele sou­be agra­dar o po­vo sem re­vol­tar o exér­ci­to e teve destino diferente de Pertinax, que foi sangrado no palácio
Ni­co­lau Ma­qui­a­vel, fun­da­dor da ci­ên­cia po­lí­ti­ca, foi um gê­nio uni­ver­sal me­nos pe­los “in­sights” (mo­men­tos ilu­mi­na­dos) que te­ve do que pe­la per­sis­tên­cia com que se agar­rou a uma con­vic­ção que, ho­je, po­de ser en­ten­di­da co­mo ba­nal: ele acre­di­ta­va pi­a­men­te que a his­tó­ria de­ve ser­vir de li­ção e é (no ca­so de seu te­ma pre­di­le­to) fun­da­men­tal pa­ra a con­quis­ta e a ma­nu­ten­ção do po­der. Na vi­ra­da do ano 1500, Ma­qui­a­vel foi tam­bém um dos pri­mei­ros e me­lho­res exem­plos de ser­vi­dor pú­bli­co que as­cen­de na car­rei­ra pe­los pró­prios mé­ri­tos — sua fa­mí­lia era em­po­bre­ci­da e sua in­di­ca­ção, aos 29 anos, pa­ra um dos prin­ci­pa­is car­gos da chan­ce­la­ria de Flo­ren­ça foi fei­ta, pro­va­vel­men­te, por um de seus pro­fes­so­res na uni­ver­si­da­de pú­bli­ca da ci­da­de.


Uma con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca com­ple­xa (as ci­da­des ita­li­a­nas de­su­ni­das e a Eu­ro­pa em con­vul­são) o fez ca­ir em des­gra­ça, 13 anos de­pois. Foi a par­tir des­se pe­rí­o­do que Ma­qui­a­vel es­cre­veu su­as prin­ci­pa­is obras, in­clu­si­ve “O Prín­ci­pe” — pro­du­zi­da qua­se ex­clu­si­va­men­te com o ob­je­ti­vo de re­to­mar seu an­ti­go em­pre­go (quem quer al­go mais ro­mân­ti­co pre­fe­re pen­sar que o li­vro ba­si­lar da ci­ên­cia po­lí­ti­ca mi­ra­va a uni­fi­ca­ção da Itá­lia). Ma­qui­a­vel era apai­xo­na­do pe­la an­ti­gui­da­de, es­pe­ci­al­men­te o Im­pé­rio Ro­ma­no. Su­as prin­ci­pa­is im­pres­sões so­bre su­ces­so e fa­li­bi­li­da­de dos go­ver­nan­tes fo­ram re­ti­ra­das de exem­plos la­ti­nos mais im­pres­sio­nan­tes. O ca­pí­tu­lo 19, do “Prín­ci­pe”, é qua­se in­tei­ra­men­te de­di­ca­do à bi­o­gra­fia de dez im­pe­ra­do­res de um dos pe­rí­o­dos mais crí­ti­cos de Ro­ma.

Ma­qui­a­vel en­trou nes­sa lon­ga des­cri­ção his­tó­ri­ca pa­ra jus­ti­fi­car sua te­se de que o lí­der po­lí­ti­co de­ve evi­tar o ódio e o des­pre­zo das mas­sas — ter­re­no fér­til pa­ra cons­pi­ra­ções. Ele faz um re­la­to en­tu­si­as­ma­do so­bre Mar­co Au­ré­lio, um ca­so de dés­po­ta es­cla­re­ci­do, que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo o im­pe­ra­dor fi­ló­so­fo. Hollywo­od fez um fil­me tec­ni­ca­men­te gran­di­o­so, “Gla­di­a­dor” (di­ri­gi­do por Rid­ley Scott), no qual a mor­te de Mar­co Au­ré­lio é o es­to­pim da tra­ma. A as­cen­são de Cô­mo­do, fi­lho na­tu­ral do im­pe­ra­dor, de fa­to, pro­vo­cou a ru­í­na da “pax ro­ma­na”. Até aí, o fil­me foi fi­el à his­tó­ria. O res­to é fic­ção. Pa­ra Ma­qui­a­vel, os su­ces­so­res de Mar­co Au­ré­lio fa­lha­ram, dan­do fim à Era de Ou­ro do im­pé­rio, por não con­se­gui­rem agra­dar, ao mes­mo tem­po, as du­as prin­ci­pa­is for­ças de Ro­ma: o po­vo e os sol­da­dos.

Um des­ses go­ver­nan­tes foi Per­ti­nax, su­ces­sor ime­di­a­to de Cô­mo­do e, cer­ta­men­te, um dos exem­plos mais in­te­res­san­tes (e fa­tais) so­bre a vo­la­ti­li­da­de do po­der e os ris­cos pa­ra quem de­sa­gra­da o pró­prio exér­ci­to. Per­ti­nax ti­nha ori­gem hu­mil­de e gran­de ta­len­to co­mo ad­mi­nis­tra­dor. Fez fa­ma em Ro­ma co­mo dis­ci­pli­na­dor de le­gi­ões em vá­ri­as cam­pa­nhas que li­de­rou. Quan­do Cô­mo­do foi as­sas­si­na­do, era pre­fei­to pre­to­ri­a­no (ad­mi­nis­tra­va a Guar­da Pre­to­ri­a­na, res­pon­sá­vel pe­la se­gu­ran­ça pes­so­al dos im­pe­ra­do­res). Os sol­da­dos ime­di­a­ta­men­te o aju­da­ram a as­su­mir o co­man­do do im­pé­rio, com a pro­mes­sa de que re­ce­be­ri­am um do­na­ti­vo ge­ne­ro­so — re­com­pen­sa por con­quis­ta mi­li­tar. Só que Per­ti­nax de­ci­diu ig­no­rar o acor­do tá­ci­to que ti­nha com seus ali­a­dos pre­to­ri­a­nos.

Pre­o­cu­pa­do com as con­tas de Ro­ma, em­pre­en­deu uma sé­rie de me­di­das res­tri­ti­vas — fa­zen­do aqui­lo que ho­je se cha­ma de ajus­te fis­cal, com o Es­ta­do gas­tan­do ape­nas o que ar­re­ca­da. Pre­ci­sou en­ro­lar os sol­da­dos o quan­to pô­de. Hou­ve uma pri­mei­ra re­vol­ta lo­go nos pri­mei­ros di­as. Con­tu­do, Per­ti­nax con­se­guiu con­tor­ná-la com a pro­mes­sa de que o do­na­ti­vo se­ria pa­go lo­go que con­se­guis­se ven­der as pro­pri­e­da­des de Cô­mo­do — in­clu­in­do es­cra­vos e con­cu­bi­nas. Os sol­da­dos fo­ram pa­ra ca­sa, mas não por mui­to tem­po, pois ape­nas me­ta­de do do­na­ti­vo foi pa­go. No 86° dia co­mo im­pe­ra­dor, Per­ti­nax foi tres­pas­sa­do pe­las es­pa­das dos guar­das pre­to­ri­a­nos (seus ali­a­dos) por­que não cum­priu a pro­mes­sa de di­vi­dir o po­der com eles. Na se­quên­cia, al­go bi­zar­ro, os amo­ti­na­dos fi­ze­ram um lei­lão do tro­no, ven­ci­do por Dí­dio Ju­li­a­no, que ofe­re­ceu o mai­or do­na­ti­vo aos sol­da­dos.

As li­ções de Ma­qui­a­vel con­ti­nuam atu­ais, pois su­as pro­po­si­ções se ba­sei­am em al­go pou­co mu­tá­vel: a na­tu­re­za do po­der. A ló­gi­ca pro­pos­ta por ele sem­pre cho­cou a éti­ca con­ven­cio­nal, mas sua aná­li­se dos di­le­mas po­lí­ti­cos (so­bre as de­ci­sões do po­der) é ir­re­fu­tá­vel. As in­ten­ções de Per­ti­nax, por exem­plo, fo­ram as me­lho­res. Além de con­tro­lar os gas­tos do im­pé­rio (co­lo­ca­dos em um ní­vel pe­ri­go­so por Cô­mo­do), ele ten­ta­va agra­dar o po­vo com a re­to­ma­da de al­guns di­rei­tos re­le­ga­dos pe­lo seu an­te­ces­sor — pre­o­cu­pa­ção con­si­de­ra­da ir­re­le­van­te pe­los sol­da­dos. Po­rém, co­mo aler­ta Ma­qui­a­vel, nem sem­pre é fa­zen­do o que pa­re­ce ser bom que se man­tém um tro­no. Na ver­da­de, o flo­ren­ti­no de­fen­dia uma es­pé­cie de equi­lí­brio nas de­ci­sões que re­quer um ti­po de ta­len­to mui­to es­pe­cí­fi­co.

A vir­tu­de do prín­ci­pe é fa­zer com que o “mal ne­ces­sá­rio” (ine­ren­te a qual­quer ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca) se­ja mi­ni­ma­men­te per­cep­tí­vel pa­ra o po­vo e que não le­ve seus ali­a­dos po­lí­ti­cos ao de­ses­pe­ro. O fa­mo­so “bem a con­ta-go­tas” pre­ci­sa ser ma­xi­mi­za­do e pro­pa­ga­do pa­ra que o po­vo per­ce­ba o es­for­ço do go­ver­no, ser­vin­do tam­bém co­mo re­a­vi­va­men­to da es­pe­ran­ça dos ali­a­dos. Na épo­ca de Ma­qui­a­vel e na an­ti­gui­da­de, a re­a­li­za­ção des­sas ope­ra­ções era bem mais com­pli­ca­da. Ho­je em dia, os go­ver­nan­tes con­tam com um le­que bem mai­or de fer­ra­men­tas ad­mi­nis­tra­ti­vas pa­ra per­su­a­dir o elei­tor e as for­ças po­lí­ti­cas que os cer­cam. Mes­mo as­sim, mui­tos de­les aca­bam co­me­ten­do o er­ro do de­se­qui­lí­brio, tão bem ilus­tra­do pe­lo ca­so de Per­ti­nax, e aca­bam sen­do “mor­tos” pe­los ad­ver­sá­rios, se­não pe­los pró­prios com­pa­nhei­ros.

Fonte:Jornalopção

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