sábado, 23 de janeiro de 2010

Área de TI: Real Vocação ou “Simples” Ambição?

Muitas pessoas ingressam na área de TI devido a paixão que nutrem por tudo que está relacionado a ela. Trabalham muitas vezes de forma incessante, respiram tecnologia. São pessoas que praticamente vivem em função desse universo e não se imaginam, profissionalmente, fazendo outra coisa que não esteja ligada à área. Desenvolvedores, Programadores, Administradores, enfim, as denominações no ramo são as mais diversas, onde cada um desempenha a sua função, mas sem ficar bitolado. Essa espécie de intercâmbio entre funções e a expansão cada vez maior do aprendizado, também são fortes características entre os profissionais da área.

Quando o ingresso neste campo é a priori, por vocação, surgirá um profissional capacitado, competente, procurando aprimorar seus conhecimentos. A busca por tais conhecimentos se torna constante e prazerosa, formando-se assim, um profissional bem sucedido financeiramente. Isso devido ao próprio indivíduo ter alcançado um sólido posicionamento no mercado.Quando a área de TI é escolhida pura e simplesmente por ambição, pelo fato de ser um mercado que favorece resultados de alta rentabilidade, oferecendo salários atrativos, o "profissional" não se esforça e nem se preocupa em realizar um trabalho decente. O indivíduo é movido pela ganância, capaz de passar por cima de valores e princípios, usando de trapaça e da boa fé de outros indivíduos que prezam por um trabalho sério.


Uma parcela desses maus atuantes do ramo até pode ter diplomas, certificações e afins, (da mesma forma que os bons profissionais os possui), porém, não absorveu o conhecimento suficiente (e necessário) para justificar a carreira a ser trilhada, bem diferente daqueles que conquistaram seus títulos através do esforço, do merecimento, dando mostras, na prática, de todas essas conquistas. Há também os que possuem muitos conhecimentos, mas não tiveram chances de ingressar em uma faculdade ou fazer cursos comprobatórios de suas habilidades, o que, em algumas situações, é exigido pelo mercado em questão. Isso é aplicado às outras profissões, mas a Tecnologia da Informação é abordada com ênfase, pelo fato de ter se expandido, por ser a mola mestra do mundo moderno e uma grande porta aberta para a lucratividade, em tempos atuais.

Ambicionar algo é desejá-lo de maneira que pode até ser levada às últimas consequências; esse desejo extremo pode coagir o indivíduo a desrespeitar limites e muitas vezes, perverter o sentido real e correto de muitas coisas. Em sua célebre obra intitulada "O Príncipe", Nicolau Maquiavel dá mostras, de maneira "sutil", de como alcançar o poder, não importando os meios. Ele teria afirmado que os fins determinam os meios, ao invés de justificá-los. E muitos assim o praticam, conduzidos pela falta de escrúpulos.
No mercado de TI e em outros ramos de atuação, é possível ser bem sucedido financeiramente com base em uma carreira moldada na ética e na honestidade. É lamentável que haja alguns elementos que, usando da falta de caráter e desvios semelhantes, denigram a imagem daqueles que, na íntegra, honram de verdade a sua profissão.

Fonte:AreadeTI

Nenhum comentário: