segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Maquiavel está vivo

Maquiavel retrata muito bem todas as mazelas políticas daquele conturbado século XV, fazendo também análises de tempos mais antigos.
Curiosamente essas idéias sobre as quais escreveu continuam vivas até nossos dias e provavelmente ainda estarão por muito tempo adiante.
Ontem passou um filme na televisão que conta a história de Idi Amim Dada e Uganda.

Em vários momentos as idéias sobre as quais escreveu Maquiavel estão presentes:
- Como aconteceu com todos os grandes imperadores, reis e ditadores ao longo da história, desde os mais remotos tempos, esses, no auge de sua presunção tem a pretensão de ser amado pelo povo e a todo momento repetem isso em público sabendo que na verdade isso é totalmente falso. Essa necessidade de auto estima é característica daquele que acha que alcançou tudo e já está no topo da pirâmide de Maslow.

- Outro aspecto evidenciado pelo comportamento de ditadores desse tipo é a justificação dos meios pelos fins. Então não importa quantas e quais são as barbaridades cometidas. O que importa mesmo é que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, se for necessário um banho de sangue e o sacrifício de milhares de vidas, isso será feito inexorável e continuamente até que os objetivos sejam alcançados.
- Decorrente desses itens e sobre a melhor forma de governar, se é melhor ser amado ou temido, é claro que se fosse possível ele gostaria de ser amado ou mesmo venerado com uma espécie de deus. Mas como sabidamente isso nunca aconteceria, ser temido já está de muito bom tamanho.

- Como sempre aconteceu em toda a história, o massacre, a opressão, a carnificina, os jogos de poder e as maquinações políticas continuam as mesmas de antes de Maquiavel, da época em que escreveu “ O príncipe” e “A arte da guerra” e certamente ainda continuará até que o homem se eduque e perceba algum dia que a ética, seja ela cristã, aristotélica, judaica, budista e até mesmo atéia não busca outra coisa senão a partilha, o respeito ao próximo e então a concórdia e a paz.


Fonte:Gustavoroberto

Nenhum comentário: