terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A governadora utilizou trecho de O príncipe, de Nicolau Maquiavel

A ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) repetiu em sua última manifestação no comando do Palácio Piratini o tom dos discursos que marcaram sua gestão: listou conquistas do governo e apontou dificuldades superadas. “Respeitamos nossos compromissos e a casa está em ordem”, afirmou em sua despedida do Executivo, na manhã de sábado.

Muito sorridente durante as formalidades que antecederam seu discurso, Yeda voltou a demonstrar seriedade para afirmar que a data era importante pelas reformas na estrutura do Palácio Piratini que entregava ao governador. “Foram quatro anos de governo em que quisemos honrar o Piratini e outras instituições.”

A governadora utilizou trecho de O príncipe, de Nicolau Maquiavel, para aludir ao seu modelo de gestão, que considera inovador. “Não existe nada mais difícil do que dar início a uma nova ordem das coisas”, citou. A tucana apontou a transparência como um dos objetivos alcançados no governo. “Fizemos com que tudo fosse feito com contratos.”

Registrou como avanços a criação das secretarias de Irrigação e da Justiça, para tratarem de problemas específicos do Estado, e a construção de um presídio feminino modelo em Guaíba.
Também lembrou da obtenção do déficit zero, que, talvez para evitar polêmicas, chamou de orçamento realista. “O bom disso é o reconhecimento no mundo, vide o apoio do Banco Mundial”, reforçou, sustentando ainda que gerou “a possibilidade de fazer empréstimos para fazer valer a vontade da população”. “Cumprimos a Lei de Responsabilidade Fiscal, que antes não obedecíamos”, acrescentou.
Sem citar claramente as críticas ao governo, que sempre considerou duras, a ex-governadora criticou a radicalidade que, para ela, não pode mais ser encarada como uma característica da cultura gaúcha. “A cultura evolui. É sempre possível evoluir e mudar”, disse, acrescentando exemplos do mal da dita radicalidade, como atos terroristas e violência contra a mulher. Encerrou o discurso desejando sucesso a Tarso.

Ao descer a escadaria do Piratini, minutos após deixar o comando do Estado, a tucana ainda presenciou um acontecimento típico de campanha eleitoral. Acompanhada do governador, ela ouviu militantes petistas e aliados gritarem “Tarso, Tarso”, o que motivou apoiadores a revidarem com gritos de “Yeda, Yeda”.
No jardim da ala residencial do Piratini, Yeda foi recebida por diversos membros da sua gestão. Entre eles o ex-secretário de Administração Elói Guimarães (PTB) e o ex-secretário da Fazenda Ricardo Englert.

Nenhum comentário: