segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"O Príncipe", de Nicolau Maquiavel - aprenda com os clássicos

Antes mais, é prudente salientar que o livro em análise não é o famoso original de Maquiavel, mas uma leitura de um autor britânico, Tim Phillips.

É um livro pertencente a uma colecção que pretende analisar alguns clássicos como "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, ou "Como fazer fortuna", de Benjamin Franklin, tentando resgatar as lições mais importantes dessas obras, construindo um paralelo entre a perspectiva dos autores e o dia-a-dia dos indivíduos e das empresas.
Naturalmente, a leitura deste livro não substitui de forma alguma a consulta do original. A obra de Maquiavel, embora seja bem mais difícil de ler, é mais rica e susceptível de várias reflexões.

Ainda assim, este livro de Tim Phillips revelou-se útil para relembrar alguns conceitos e será suficiente para mostrar os aspectos essenciais de "O Príncipe" a quem não conhece o texto de Maquiavel.

Desde o início do livro que se percebe que ler "O Príncipe" é como levar uma bofetada, perguntando-nos o que queremos atingir, o que estamos dispostos a fazer para o conseguir e mostrando o abismo entre o mundo real e o que gostaríamos que existisse. Maquiavel, numa obra idealizada para os Médici, deu-nos um conjunto de lições e práticas de liderança, dando ênfase ao poder - é importante conquistá-lo, mantê-lo e, acima de tudo utilizá-lo. Deve haver sempre uma preocupação com a acção, a frontalidade e o pragmatismo. Uma das frases a reter é "Os líderes lideram, até para manter a autoridade pessoal. Desde que tome as decisões, inspirará autoridade e poderá liderar".

Tim Phillips relembra-nos constantemente que um "príncipe" não é uma pessoa boa, mas um guerreiro. Pode mentir, ser cruel, sovina, tirano e desprezível. Numa lição a reter, mostra-nos como o sucesso pode ser o ponto de partida para o fracasso, ao limitar a inovação, levando à gestão e não à liderança e fugindo ao risco.







Autor: Tim Phillips; Editora e Data: Infinite Ideas - 2008 (original); Ideias de Ler - 2009 (versão portuguesa)

Frase: "Devemos agradecer a Maquiavel e a outros, que escrevem o que os homens fazem";

Palavras Chave: "Poder"; "Acção"; "Decisão"; "Mentir"; "Cativar"; "Estabilidade"; "Sistema"

Apreciação: ***


Fonte:Jornaldenegocios

Nenhum comentário: