terça-feira, 8 de setembro de 2009

Maquiavélico, maquiavelismo

Estamos acostumados a ouvir as expressões maquiavélico e maquiavelismo.. São usadas quando alguém deseja referir-se tanto à política como aos políticos, e a certas atitudes das pessoas, mesmo quando não ligadas diretamente a uma ação política (fala-se, por exemplo, num comerciante maquiavélico, numa professora maquiavélica, no maquiavelismo de certos jornais, etc.,).

Quando ouvimos ou empregamos essas expressões? Sempre que pretendemos julgar a ação ou a conduta de alguém desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, mente-lhes, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu próprio proveito.

Falamos num "poder maquiavélico" para nos referirmos a um poder que age secretamente nos bastidores, mantendo suas intenções e finalidades desconhecidas para os cidadãos; que afirma que os fins justificam os meios e usa meios imorais, violentos e perversos para conseguir o que quer; que dá as regras do jogo, mas fica às escondidas, esperando que os jogadores causem a si mesmos sua própria ruína e destruição.

Maquiavélico e maquiavelismo fazem pensar em alguém extremamente poderoso e perverso, sedutor e enganador, que sabe levar as pessoas a fazer exatamente o que ele deseja, mesmo que sejam aniquiladas por isso. Como se nota, maquiavélico e maquiavelismo correspondem àquilo que, em nossa cultura, é considerado diabólico.

Que teria escrito Maquiavel para que gente que nunca leu sua obra e que nem mesmo sabe que existiu, um dia, em Florença, uma pessoa com esse nome, fale em maquiavélico e maquiavelismo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Postagem interessante, mas não condis com a realidade Maquiavel é reconhecido pela obra “O príncipe” em que ele relata como o principado deve agir.... O erro está na forma de utilizar essa informação... “os fins justificam os meios” é atribuída a Maquiavel, mas não existem registros que o mesmo tenha dito isso apenas existe uma utilização erronia dos seus ensinamentos...

Anônimo disse...

Achei otimo o contexto e quando dizemos que maquiavel era sinonimo de. Julgar nao quer dizer que ele nao tenha escrevido o principe. Pois quem ve cara nao ve coracao.

VacationApartmentsBA disse...

escrito por Marilena Chaui

Anônimo disse...

É um ótimo conceito o que o texto aborda sobre maquiavélico e maquiavelismo. Explica muito bem e de maneira mais resumida fácil de entender!