quarta-feira, 14 de abril de 2010

Duas estréias no Teatro do Kaos, em Cubatão

O projeto “Inclusão Social através da Arte” já dá os primeiros frutos no Teatro do Kaos. Prova disso são as estréias que acontecem a partir deste fim de semana. Os jovens que participam das Oficinas de Teatro apresentam o resultado do doce trabalho feito até então. As peças “Acitilop do Brasil” estréia dia 16/4 e será apresentada, também, nos dias 17 e 18 deste mês. Já “A mandrágora”, adaptação do texto de Maquiavel será encenada de 19 a 21/4. Todos os espetáculos têm entrada franca.
A peça “Acitilop dp Brasil” foi idealizada durante as aulas, nas quais os alunos vivenciaram sensações, emoções e novas técnicas e formas de se conceber o teatro. Os exercícios e improvisos geraram o estudo cênico que recebeu este nome. Na peça, o “aluno-ator” repensa sua ação cotidiana e suas responsabilidades, ampliando sua visão de mundo. A direção é de Fabiano di Mello.
Já “A Mandrágora” é uma releitura do texto escrito por Nicolau Maquiavel, escrita em 1503, sendo considerada um marco no teatro ocidental. Nela, Maquiavel constrói um texto onde a conquista amorosa, com as suas urgências e exaltações, serve como pretexto para desenvolver um tratado prático e saboroso sobre estratégia política, sobre a arte de envolver, manipular, convencer e, por fim, conquistar um objetivo. Muito do que é dito por Maquiavel é aplicado até hoje por pessoas de sucesso em todo o planeta. A direção e adaptação é de Lourimar Vieira, que também é o coordenador das Oficinas de Teatro.
O Projeto Inclusão Social através da Arte é gerenciado pelo Teatro do Kaos e patrocinado pela Petrobrás. O objetivo é levar formação, cidadania, arte e lazer para crianças, jovens e adultos através desse segmento artístico. Para a montagem dos espetáculos, todos os alunos trabalharam. Alguns atuando, outros na iluminação, adaptação de texto, montagem... mas todos têm sua colaboração indispensável.

Serviço
Peça “Acitilop do Brasil”
Dias 16, 17 e 18/4 às 20h
Peça “A Mandrágora”, adaptação do texto de Maquiavel
Dias 19, 20 e 21/4 às 20h


Local: Teatro do Kaos
Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 54 – Largo do Sapo
Entrada gratuita
Acesse: www.teatrodokaos.org.br



Texto: Morgana Monteiro
Foto: Teatro do Kaos – divulgação

Nenhum comentário: