sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mais de 900 pessoas aplaudiram os dois novos espetáculos do Teatro do Kaos

“É uma peça completa, de muita qualidade técnica das pessoas envolvidas, desde a atuação do elenco até a cenografia, a iluminação e os figurinos, onde a gente percebe o empenho de todos e, principalmente, muita sinergia no palco. Isto se deve ao trabalho do Lourimar Vieira, que mais uma vez demonstra sua perseverança e seu amor ao teatro”, afirma Gerson Rozo, chefe da Gabinete da prefeita Márcia Rosa, que no último dia 21 esteve presente à apresentação do espetáculo “A Mandrágora”, no Teatro do Kaos.
“A arte é muito importante, pois não vivemos apenas das questões materiais. E o teatro, em particular, é um desses valores imateriais necessários, que nos permitem refletir sobre as nossas decisões cotidianas, nos dando conforto e nos situando diante da vida. Por isso, o trabalho desenvolvido pelo Teatro do Kaos é muito importante, e também está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em Cubatão”, observa Roso. Avaliação semelhante à do jornalista e professor Melchior de Castro Junior, que levou 70 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. José da Costa, do Jardim 31 de Março, para assistir o mesmo espetáculo:
“O Teatro do Kaos possibilita o ingresso de centenas de estudantes no mundo das artes, produzindo peças que os levam a pensar sobre assuntos polêmicos, como, por exemplo, a corrupção e o poder exercido por algumas religiões, temas presentes nessa adaptação. Como único grupo de teatro ativo, na Cidade, esse espaço abre as portas a um público carente de iniciativas culturais. Além de colaborar para a formação de platéias, estimula jovens e adultos a considerarem o campo cultural como possibilidade de caminho profissional como ator, figurinista, iluminador, autor e outras funções exigidas para a criação de um espetáculo teatral”, afirma.
Patrocínio - “A Mandrágora”, adaptação do texto de Maquiavel, e “Acitilop do Brasil”, foram encenados entre os dias 16 e 21 de abril, no Teatro do Kaos São frutos do projeto “Inclusão Social através da Arte”, realizado pelo Kaos com o patrocínio da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC), dentro do programa “Integração Petrobras Comunidades”.
O texto de Maquiavel foi escrito em 1503, sendo considerado um marco no teatro ocidental. Nele, o autor aborda a conquista amorosa, com as suas urgências e exaltações, servindo como pretexto para desenvolver um tratado prático e saboroso sobre estratégia política sobre a arte de envolver, manipular, convencer e, por fim, conquistar um objetivo. Muito do que é dito por Maquiavel é aplicado até hoje por pessoas de sucesso. A adaptação e direção foi de Lourimar Vieira, coordenador do Kaos.
Já “Acitilop dp Brasil” foi idealizada durante as aulas do grupo, nas quais os novos atores vivenciaram sensações, emoções, novas técnicas e formas de se conceber o teatro. Os exercícios e improvisos geraram o estudo cênico que recebeu esse nome. Na peça, o aluno-ator repensa sua ação cotidiana e suas responsabilidades, ampliando sua visão de mundo. A direção é de Fabiano di Mello.
O Projeto Inclusão Social através da Arte visa levar formação, cidadania, arte e lazer a jovens e adultos. Cerca de 900 pessoas assistiram as duas apresentações gratuitas, lotando o espaço todos os dias. Dentre elas, além de Roso e Melchior, destacam-se as presenças de Darcy Chumbo, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão e mãe da prefeita Márcia Rosa; e Erenita Barbosa, secretaria municipal de Assistência Social.


Texto: Oswaldo de Mello - MTb 10.572
20100423 – AGOVE - kaos – OM

Nenhum comentário: