quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Café Filosófico - Encontro com o desconhecido - Renato Janine Ribeiro



Segundo Renato Janine, o tema do desconhecido, no passado, causava medo porque se constituía no novo. De acordo com ele, o desconhecido começa a ser valorizado na revolução Francesa: o novo passa a ser importante. O jacobino Saint-Just propõe que a felicidade seja uma idéia nova. Hoje valorizamos tanto a novidade que a nossa ação fica aquém da ação de inovar.

Janine coloca ainda que a modernidade nasce com "O Príncipe", de Maquiavel: a condição do príncipe torna as coisas extremamente difíceis por que ele precisa escolher. Como no livro "O príncipe", a questão da escolha se torna fundamental para nós, mas praticamente sem parâmetros, sem caminhos. De acordo com o palestrante, nosso tempo dá um valor enorme ao novo. O que tem tempo, o que está envelhecido passa a ser desvalorizado intensamente. São poucas as coisas com idade que têm valor. Em nosso país a juventude é muito valorizada. Janine acrescenta que nós temos hoje um conhecimento extraordinário em várias áreas, mas o conhecimento repercute muito pouco no plano da ação.

Estamos descobrindo novos conteúdos e temos que aprender e apreender para a felicidade. O encontro com o desconhecido pode começar por esse espaço de ampla liberdade, sem caminhos prévios onde o risco do sofrimento no encontro e desencontro com o outro possa ser potencializado num nível, talvez, nunca visto e numa freqüência nunca vista. Renato Janine Ribeiro é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, na qual se doutorou após defender mestrado na Sorbonne. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a idéia de revolução, a democracia, a república, a cultura política brasileira. Entre suas obras destacam-se "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil" (2000, Prêmio Jabuti de 2001) e "A universidade e a vida atual - Fellini não via filmes" (2003). O programa Café Filosófico é uma produção da TV Cultura em parceria com a CPFL Energia

Nenhum comentário: